Marrocos e Respeito

Um pouco mais de 10 km

Saí do Brasil com destino ao Marrocos para assistir o Mundial de Clubes da FIFA. Algumas pessoas sabiam, muitas não. Fiz questão de não contar e não divulgar por conta do meu fanatismo e pela pouca esportividade que tenho.

Se não fosse pelo futebol, o Marrocos provavelmente não seria minha primeira opção em um roteiro turístico, talvez nem a segunda ou terceira, mas mudei completamente minha opinião quando cheguei aqui!

Não sabia nada sobre o Marrocos e muito que li me deixou um pouco receoso. Me surpreendi! Um país rigoroso sim, com leis severas para sua população, mas um país que sabe receber bem seus visitantes.

Não imagino o dia que um brasileiro dê presentes ao turista dentro de um trem, sem querer nada em troca, apenas como uma forma de cordialidade. Não vejo o brasileiro abordando o turista na rua apenas para lhe desejar boas vindas. Não acho que a polícia em nosso país realmente se preocupa com uma informação bem dada, na língua que o turista possa entender.

Esses e outros exemplos explicam um pouco da vergonha que fiquei do Brasil. O povo marroquino ama o Brasil mais do que nós amamos!
Hoje aprendi muito sobre patriotismo. Hoje vi pessoas que vivem em condições bem abaixo das nossas saírem às ruas para comemorar uma vitória, que para eles valeu como um título.

Após o terceiro gol, eu e meu amigo Matheus Lacerda decidimos ir embora rápido, para evitar confusão. Não havia taxi disponível, então resolvemos voltar a pé mesmo.

Caminhamos por pouco mais de 10 km, eu acho. Milhares de pessoas nas ruas comemorando, buzinando, cantando e hasteando sua bandeira verde e branca. Por todo o trajeto passamos por homens, crianças e muitas mulheres com o rostos totalmente ou parcialmente cobertos, que vibravam e aplaudiam.

Um pouco mais de 10 km de caminhada com minha máquina, celular, dinheiro e passaporte na mochila e ninguém se aproximou com a intenção de nos machucar ou assaltar. Como seria no Brasil, em uma saída de estádio onde duas torcidas se encontram?

“Obrigado por vir ao Marrocos”, dizia um, “Parabéns Galo”, dizia outro. Sorriso, abraços, aplausos e cantos que duraram os “um pouco mais de 10 km” que me fizeram refletir sobre o verdadeiro sentido do esporte, e principalmente o futebol que para alguns é uma guerra.

Nessa caminhada, senti orgulho da vitória pelo povo Marroquino. Nessa caminhada, senti vergonha de ser brasileiro quando me lembrei do comportamento de nossas torcidas. Torcedores se enfrentando nas ruas, na porta de estádio, dentro dos estádios e até torcedores da mesma equipe que conseguem estragar a festa do seu time campeão. Como pode?

O Raja Casablanca ganhou na bola. A torcida do Raja está fazendo a festa nesse momento, com as ruas completamente tomadas! Isso é futebol! Essa é a magia que movimenta esse esporte!

RESPECT! Um dos slogans usados pela FIFA. Respeito! Algo que falta para muitos.

É claro, tirar onda com o adversário faz parte do jogo, temos que aceitar.

Hoje, após uma caminhada de um pouco mais de 10 km e com a cabeça fria, analisando tudo o que acontecia ao meu redor, entendo melhor do que se trata esse “Respect”.

Respeito é o que peço há alguns que se dizem amigos. Os de verdade me respeitam.

Continuarei tranquilamente aqui no Marrocos até o fim de minha viagem, fazendo fotos bonitas como muitos brincaram, mas afinal esse é o meu trabalho, minha vida, é o que eu amo e sei fazer!

Antecipando, não joguei dinheiro fora. Não sou rico, mas trabalho e ganho o suficiente para fazer o que quiser. O que o meu time não ganhou na bola, eu, Mateus Baranowski, ganhei em experiência de vida.

E se preciso for, farei tudo de novo!

Imagen

Mateus Baranowski
Fonte: https://www.facebook.com/mateus.baranowski/posts/10202490841570224

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s